Teorias etica normativas
A deontologia é a ciência que estuda o dever e a obrigação do individuo, corrente da doutrina ou teoria das éticas deontologicas. A deontologia engloba os códigos de ética profissional e empresarial, que consideram moralmente corretas as ações normativas motivadas pelo dever moral.
No caso apresentado o Dr. Paulo vive um dilema, no qual teve que escolher entre relatar ou não a presença do vírus HIV em Nelson, que por sua vez, transmitiu o vírus para sua ex-esposa , filho e atual namorada. Diante essa situação o medico optou por contar a ex-esposa e também para a atual namorada o que estava acontecendo com Nelson, afirmando também após os exames que ambas são portadoras do vírus HIV.
Atitude do medico vai contra as éticas normativas deontologicas, pois de acordo com o Conselho de Medicina, o profissional deve manter sigilo sobre qualquer informação referente ao seu paciente. Ao contar toda historia aos envolvidos na situação o medico assume as conseqüências de sua ação, sendo assim é possível compararmos com a ética utilitarista, consequencialista ou da responsabilidade de Jeremy Betham, que segundo ele a ação moralmente correta é aquela que privilegia o maior numero de pessoas. E assim o profissional o fez, mesmo correndo o risco de perder sua licença medica e de ser demitido.
Questões
1. Em relação a atitude do Dr. Paulo podemos julga-la como correta ou incorreta? Por quê?
Resposta: É possível analisarmos o caso seguindo os conceitos da deontologia e do utilitarismo, que por sua vez possuem visões diferentes sobre o mesmo assunto. Seguindo as idéias de Jeremy Bentham a posição do medico mediante a situação foi correta, pois agiu de forma em que a maioria fosse beneficiada com a sua atitude. Porém por questões profissionais que envolvem a deontologia, o medico agiu de maneira incorreta, pois ao relatar os fatos aos demais envolvidos na situação, infligiu os códigos de ética da medicina.
2. É