1409 FiloTecno 2015 1 15
2695 palavras
11 páginas
O campo da ÉticaJames Fieser1
O campo da ética (ou da filosofia moral) envolve conceitos que sistematizam, defendem e recomendam noções de comportamentos certos e errados. Atualmente os filósofos dividem a teoria ética em três áreas gerais: metaética, ética normativa e ética aplicada. A Metaética investiga de onde vêm nossos princípios éticos e o que significam. São eles apenas criações da sociedade? Envolvem mais do que expressões de nossas emoções individuais? As respostas metaéticas a estas perguntas concentram-se em noções como a de verdades universais, vontade divina, o papel da razão nos juízos éticos e o significado dos próprios termos éticos. A ética normativa tem uma tarefa mais prática: encontrar padrões morais que orientam a conduta, o que pode envolver os hábitos que devemos adquirir, as obrigações que devemos cumprir ou as conseqüências de nosso comportamento sobre os outros. Finalmente, a ética aplicada envolve o exame de questões específicas e controversas, como o aborto, o infanticídio, os direitos dos animais, o meio ambiente, a pena de morte ou a guerra nuclear.
Usando as ferramentas conceituais da metaética e da ética normativa, as discussões em ética aplicada tentam resolver estas questões controversas. As linhas de distinção entre metaética, ética normativa são frequentemente obscuras. Por exemplo, o problema do aborto é um tópico de ética aplicada, já que envolve um tipo específico de comportamento controverso. Mas também depende de princípios normativos mais gerais, tais como o direito de auto-regulação e o direito à vida, que são testes para determinar a moralidade desse procedimento. O problema também envolve questões de metaética, como “de onde vêm os direitos?” e “que tipo de seres têm direitos?”
1. Metaética
O termo “meta” significa depois ou além de. Consequentemente, a noção de metaética envolve um olhar sobre todo o projeto da ética. Nós podemos definir a metaética como o estudo da origem e do significado dos conceitos