historia da educação
PASSO-1
INTRODUÇÃO: HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
Com a história da educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e critico seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso. No entanto, a concepção de historicidade não foi a mesma ao longo da história. Inúmeros foram os modos de compreender o ser humano no tempo e , portanto, a sua história.A preservação da memória, porém , não foi idêntica ao longo do tempo, tendo variado também conforme a cultura.Fazer história, nesse caso, é recontar os mitos, os acontecimentos sagrados que são ''ritualizados'' nos rituais, pela imitação dos gestos dos deuses.Para os gregos, o universo era dividido em mundo sublunar e supra lunar:o primeiro é o mundo terreno, temporal, sujeito á mudança, á corrupção e á morte, enquanto o supra lunar é o mundo perfeito das esferas fixas, portanto, imóvel e eterno.Naquele tempo, o grego historê significa na verdade 'investigação'', tendo por base o próprio testemunho de alguém ou o relato oral de outras pessoas.Heródoto e considerado o pai da história.
A compreensão da história como um movimento cíclico, esquema que serve de base, quando um bom regime como a monarquia se corrompe com a tirania, a aristocracia, constituída pelos ''melhores'', toma o poder, mas com o tempo degenera em oligarquia; a revolta do povo funda então democracia, que, por sua vez, descamba para a demagogia, reiniciando-se o ciclo.
Com as mudanças que começaram a ocorrer no século XVII, o estudo da história tomou nova configuração, consolidada no iluminismo do século XVIII. Esse período foi maçado pela ruptura com a tradição aristocrática do antigo regime, levada a efeito pelas revoluções burguesas. Desse