Teorias do Curriculo
Fichamento
- Como se constutui um curriculo escolar?
O curriculo escolar é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola.
As escolas públicas têm sua prática pedagógica determinada ou por orientações oriundas das secretárias de educação ou pelos próprios livros didáticos. Isso resulta em uma prática escolar muito pobre, que não permite que a escola construa sua identidade.
Existe uma concepção de currículo, próxima do conceito de programa, ou de uma simples grade curricular, ou apenas de mera listagem de conteúdos. Por isso os professores se orientam pelos sumérios ou índices dos livros didáticos.
O currículo porem abrange tudo que ocorre na escola. Por isso é indispensável que a escola se reúna para discutir a concepção atual de currículo expressa pela LDB quanto nas Diretrizes de Bases Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também dos PCNs.
A legislação educacional brasileira, quanto a composição curricular contempla Uma base Nacional Comum e Uma Parte Diversificada do Currículo. As duas se integram. A composição da grade curricular deve buscar vários aspectos da vida cidadã e as áreas de conhecimento.
- Diferentes currículos...diferentes pessoas?
O Currículo na Educação Infantil
A elaboração de um currículo para a educação infantil envolve a definição de diferentes aspectos como: organização do tempo e espaço, seleção e utilização de material, agrupamento das crianças, definição dos conteúdos selecionados, metodologia condizente à teoria adotada e, finalmente, forma de avaliação do processo avaliativo.
É preciso considerar que a criança é um sujeito social e histórico que se constitui na interação com outros sujeitos da cultura.
Somente quem tem vivência em sala de aula que é capaz de analisar, argumentar e aplicar de forma coerente as reais necessidades de um currículo.
Um currículo deve proporcionar experiências para que a crianças interajam e transitem com confiança e autonomia num mundo