teorias de wanda horta
WANDA CARDOSO AGUIAR era filha de pai militar oficial do exercito sendo o pai e a mãe de ascendência portuguesa, sendo ela a 5º filha de oito irmãos.
De 1948 a 1958 horta formou em enfermagem e filosofia e trabalhou em diversas instituições onde se destaca como chefe.
1953-casa e passa a se chamar Wanda Aguiar Horta, onde deu continuidade aos estudos e recebe o diploma de licenciada em historia natural na faculdade de filosofia , ciência e letras na universidade do paraná.
1959-Desenvolveum trabalho ,elabora uma vasta fundamentação teórica p/ enfermagem surgindo então a teoria das nessecidades humanas básicas.
1962- gradua-se em pedagogia didática aplicada a enfermagem na USP, logo após fez doutorado em enfermagem na ESCOLA DE ENFERMAGEM ANA NERI, onde apresentou a tese ¨ A OBSERVAÇÃO SISTEMATIZADA NA IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE ENFERMAGEM E SEUS ASPECTOS FÍSICOS, e recebe as certificações deste em 1968.
1970-publicou a obra que foi considerada um marco a (contribuição a uma teoria sobre enfermagem).
1971-publicou o livro ¨processo de enfermagem¨ tendo a colaboração de Brígitta E. P. Castellanos.
Horta ao longo de sua trajetória cria e transmiti um conceito de enfermagem que englobasse os aspectos muitas vezes conflitantes de arte, humanitária,ciência e profissão.
A autora fez o uso da teoria da motivação humana de MASLOW que é fundamentada nas NESSECIDADES HUMANAS BÁSICAS sendo consideradas na ciência como entes da enfermagem.
Todavia Horta prefere utilizar a classificação de nessecidades proposta por JOÃO MOHANA em três dimensões sendo elas:psicobiologicas, psicossociais e psicoespirituais.
E fundamental que o enfermeiro entenda o ser humano como um todo: corpo, mente e espirito.
Wanda propunha processo de enfermagem (P.E) como forma de organização e direcionamento seis etapas:
HISTORICO
DIAGNOSTICO
PLANO ASSISTENCIAL
PLANO DE CUIDADOS
EVOLUÇÃO E