Teoria de wanda horta
São várias as teorias que têm contribuído na assistência ou no processo de cuidar, guiando – nos ao aprimoramento de nossas práticas, porém aqui nos deteremos à Teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda de Aguiar Horta.
Esta teoria apóia e engloba as leis gerais, regidas pelos fenômenos universais, tais como: a lei do equilíbrio (homeostase ou hemodinâmica), que refere que todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres; a lei da adaptação: onde todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio; e a lei do holístico, que propõe que o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada ser.
No Brasil a sistematização da assistência de enfermagem começam com os estudos da Drª. Wanda Horta, e graças a eles conquistamos um modelo operacional do processo de enfermagem.
O modelo conceitual elaborado por Horta se fundamenta na Teoria da Motivação Humana de Maslow, que tem como base o conceito de hierarquia das necessidades que influenciam o comportamento humano que é uma teoria em que os enfermeiros podem utilizar, ao proporcionarem os cuidados de enfermagem. Conforme essa teoria, certas necessidades humanas são mais básicas do que outras, ou seja, algumas necessidades devem ser atendidas antes de outras.
São necessidades humanas básicas :alimento, água, segurança e amor, necessários para a sobrevivência e a saúde.
A hierarquia das necessidades humanas organiza as necessidades