Teoria de enfermagem wanda horta
A teoria de enfermagem escolhida para fundamentar este estudo foi a Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) de WANDA DE AGUIAR HORTA. Essa seleção se deve em virtude de ser esta uma teoria que permite a avaliação do paciente como um todo indivisível, reforça a importância do cuidado ao ser humano, compreendendo este ser como a pessoa alvo do cuidado em que se deve avaliar e prestar uma assistência voltada para as necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais. Além disso, essas particularidades da teoria vêm de encontro como que vem sendo preconizada pelas políticas públicas de saúde quanto à necessidade de se prestar uma assistência humanizada em terapia intensiva.
Wanda de Aguiar Horta é considerada a primeira enfermeira brasileira a introduzir o tema Teorias de Enfermagem no campo profissional (LEOPARDI, 1999).
Horta (1979) define o ser humano como um ser com capacidade de reflexão e imaginação, com unicidade, autenticidade e individualidade, integrante do universo dinâmico e agente de mudanças em seu ambiente.
Segundo a autora o ser humano (indivíduo, família ou comunidade), agente de mudanças, também pode estar em equilíbrio ou desequilíbrio.
A autora também define SAÚDE como estar em equilíbrio dinâmico no tempo e no espaço, a DOENÇA é resultante dos desequilíbrios que causam necessidades não atendidas.
A enfermagem implementa estados de equilíbrio, reverte ou previne estados de desequilíbrio pela assistência ao ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, procurando sempre reconduzi-lo à situação de equilíbrio dinâmico no tempo e no espaço (HORTA,1979).
Partindo desses conceitos Wanda Horta procurou desenvolver uma teoria capaz de explicar a natureza da enfermagem, definir seu campo de ação específico e sua metodologia de trabalho baseada na teoria da motivação humana de ABRAHAM MASLOW e na determinação dos níveis da vida psíquica utilizada por JOÃO