Teorias de vigotsky
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 04 2 A FUNÇÃO DA ESCOLA NO ENSINO APRENDIZAGEM 05 2.1 PROFESSOR COMO MEDIADOR 06
3 CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta a teoria de Vigotsky, o qual defende a aprendizagem por meio da experiência e da imitação, em outras palavras este acredita que a criança assimila o mundo em que vive através do contato com as ações do adulto. Assim, as culturas, os costumes e os demais saberes são apreendidos por meio da repetição.
Assim, este texto mostra que a família, a escola e o professor são elementos importantíssimos no ato de ensinar/aprender, pois estes funcionam como mediadores que interagem com as informações e repassam de forma inteligível aos filhos/educandos.
Destarte, a discussão é válida ao analisar as tendências pedagógicas que mudaram de acordo com as transformações sociais e culturais da sociedade, o que por sua vez é relevante dizer que esta tendência vigotskyana trouxe avanços a educação, pois trouxe o aluno como sujeito ativo do aprendizado e não passivo. E a figura do professor como essência no processo de ensino e aprendizagem.
Aqui será discutido o texto de vigotsky a luz de outras teorias contemporâneas.
2 O PAPEL DA ESCOLA NO MEIO SOCIAL
A função social da escola é formar sujeitos conscientes de seus deveres e direitos, e mais, sendo transformadores da sociedade. Mas, é interessante ressaltar que esta ênfase dada à formação critica e consciente já se tornou jargão nas teorias, visto que a maioria dos teóricos defendem o ensino critico e consciente, contudo para a efetivação deste requisito é necessário mudanças na estrutura política, ideológica e enfim as mudanças convencionais e culturais cultivadas no meio social, especialmente no Brasil precisa ser transformada.
Porém, só haverá mudanças quando os próprios sujeitos começarem a