Teoria Sociolingu Stica De Vigotsky E Dialoguismo De Bakthim
4786 palavras
20 páginas
3Teoria sócio-interacional e dialogismo
3.1
O sócio-interacionismo de Vygotsky e a noção de dialogismo no pensamento de Bakhtin – conceitos essenciais para o estudo de ambientes colaborativos em EaD.
(...) o diálogo é este encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, portanto, na relação eu-tu. (...) Por isso o diálogo é uma exigência existencial.
(Freire, 1987, p. 78-80 apud Moraes, 2006,
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0710537/CA
p.5).
O arcabouço teórico que embasa esta pesquisa, no que diz respeito à aprendizagem e, em linhas mais gerais, ao desenvolvimento humano como um todo, baseia-se na abordagem sócio-histórica desenvolvida por Vygotsky
(1933/1987) e na concepção de dialogismo proposta por Bakhtin.
Para Vygotsky, o conhecimento é adquirido a partir de relações interpessoais – o sujeito aprende com o outro, assim como através das relações sociais produzidas em seu grupo. Assim, para este autor, a idéia de aprendizado inclui a interdependência de todos os indivíduos envolvidos no processo – o que aprende, o que ensina, assim como a própria relação entre as pessoas. Tal conceito permeia em maior ou menor grau todos os cursos de EaD que tenham como foco a abordagem colaborativa, na qual os participantes aprendem uns com os outros de forma a construir um conhecimento conjunto. Tais cursos orientam-se, igualmente, pelo conceito desenvolvido e denominado por Vygotsky de zona de desenvolvimento proximal, que define “a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes” (Vygotsky, p. 97, (2) in Oliveira, 1993).
Partindo-se deste conceito, defende-se que uma pessoa é capaz de aprender com outras que estejam em qualquer nível mais avançado de desenvolvimento, não necessariamente com um