O fazer psicológico em um creas de natal - rn
ENEX 2012
Introdução: O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferta serviços especializados e continuados a famílias com direitos violados, desenvolvendo o trabalho de modo articulado com a rede de serviços da assistência social.
Objetivo: Descrever e contextualizar a atuação do psicólogo em um CREAS de Natal/RN.
Metodologia: Foi realizada uma visita em um CREAS de Natal-RN, onde foi feita observação e entrevista com três psicólogas.
Resultados:
* Tivemos dificuldade em encontrar o local, por não haver nenhum tipo de identificação - o acesso da população ao serviço. * Fomos recebidas por três psicólogas que mostraram o ambiente físico do CREAS e discorreram sobre as atividades realizadas. * A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogas, pedagoga e advogado. * O serviço atende pessoas que tiveram seus direitos de alguma forma violados - encaminhamentos aos serviços disponíveis na rede como (Conselho Tutelar, SOS Idoso, Casas de Passagem). * Papel do psicólogo: bem desenvolvido nesse contexto, pois apesar de não realizarem atendimento psicoterápico individual, há uma escuta clínica que proporciona uma visão ampliada das demandas recebidas no próprio local, bem como nas visitas aos domicílios da comunidade.
Conclusão: Com esse estudo constatamos a importância da proposta do CREAS no nível intermediário de atenção e atendimento a comunidade proporcionando uma melhor qualidade de vida aos usuários. Além disso, vai se evidenciando a necessidade de se pensar uma atuação do psicólogo voltada principalmente às necessidades da população e a articulação com os aspectos sociais e culturais da