Teorias de Administração
1- As principais verificações de Taylor e Fayol para a administração?
Frederick Winslow Taylor, engenheiro mecânico considerado “Pai da Administração”, atuava como consultor em uma fábrica de bombas hidráulicas, e observou alterações negativas que prejudicou a produção e o desenvolvimento desta fábrica. Após essas observações, Taylor propunha “sistematizar a Administração do chão-de-fábrica“ que tinha como elementos a padronização de máquinas, métodos para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivo a produtividade. Para Taylor, seu foco foi à eficiência e a eficácia operacional na administração industrial.
Henry Fayol dedicou-se a divulgação dos princípios da administração e fez relação com suas ideias e as de Taylor. Ambos tinham o mesmo objetivo de melhorar a eficiência no trabalho. Segundo Fayol, a Administração compreende cinco funções: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Em uma empresa é necessário que se tenha uma pessoa em que possa dirigir e conduzir no sentido de atingir os objetivos visados.
2- Comparação das contribuições de Taylor e Fayol com os dias atuais na empresa JC Confecções?
A JC Confecções passa por problemas semelhantes ao da fábrica de bombas na qual Taylor atuou como consultor. A produtividade e qualidade da empresa estão cada vez mais baixas. Proprietários da malharia não possuem mais voz de comando, resultando na falta de organização e controle estratégico que acompanha e avalia o desempenho da organização na realização de suas tarefas. Para Fayol, a autoridade é o direito legal que os chefes e gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe.
A desmotivação dos colaboradores de sua empresa fez com que clientes reclamassem do mal atendimento e da falta de qualidade dos produtos. O método mais eficaz para solucionar esse problema seria o prêmio de produção para incentivo a produtividade (da “sistematização do chão-de-fábrica” que