Teorias das relações internacionais. da abordagem clássica ao debate pós-positivista
Elementos de Economia Política Internacional”
Trata-se de uma monografia que se situa desde a abordagem clássica ao debate pós-positivista, descrevendo o percurso da disciplina das Relações Internacionais.
A obra distingue-se em duas partes: Parte I – Debates (re)fundadores das Relações Internacionais; Parte II – O mundo em Devir na teoria das Relações Internacionais.
A primeira parte debruça-se sobre a autonomização das RI face as outras disciplinas, o debate metodológico “Behavorismo versus tradicionalismo; debate interparadigmático; debate pós-positivista.
A segunda parte da obra recai sobre temas como a visão realista da emergência de conflito de civilizações; a visão liberal de expansão da paz democrática; a visão construtivista; a visão pós-moderna.
Os objectivos a que o autor se propõe, e falando ainda do cariz introdutório que a obra pretende ter em relação ao estudo das RI, estão bem expressos em expressões como “funcionar como um elemento de orientação e reflexão sobre o estudo da disciplina; estimular o interesse intelectual pela disciplina aos alunos;”
No que toca à metodologia, o autor utiliza sobretudo monografias e artigos, seleccionados de acordo com o que pretende, e alguns elementos de sistematização (quadros e figuras) que apoiam a compreensão do leitor, sendo de fácil análise.
A referência bibliográfica, maioritariamente obras e artigos de origem inglesa, francesa e americana (também algumas referências a bibliografia portuguesa), deve-se ao facto de ser nessas zonas territoriais que se tem desenvolvido mais a problemática das RI.
Podemos concluir que, no âmbito da disciplina, podemos encontrar uma extrema diversidade teórica, assim como analisar o controverso debate que, desde o final do século passado, se instalou na Teoria das Relações Internacionais. Devido ao seu cariz