Teorias da personalidade
ECONÔMICAS DE APUCARANA
PROFA. MARCIA J. BEFFA
PSICOLOGIA
Apostila Básica Parte 2
Curso: 2º. Adm
APUCARANA
2010
VI- PERSONALIDADE
1- INTRODUÇÃO – O que é Personalidade?
A maior parte dos significados de uso popular está em uma das conceituações:
a) designar habilidades sociais: a personalidade é avaliada pela eficiência em produzir reações positivas em diversas pessoas e em diferentes situações. Exemplos: tomar decisões rápidas, influenciar pessoas, fazer contatos e amizades, etc.
b) características marcantes: a personalidade é avaliada pela impressão marcante que o indivíduo causa em outra pessoas a partir de uma característica considerada como central. Exemplos: timidez, agressividade, inteligência, intolerância, simpatia, etc.
Ambas as conceituações enfatizam o lado público, compatível à origem da palavra.
2- ORIGEM DA PALAVRA PERSONALIDADE
Etimologicamente a palavra personalidade origina-se do latim persona, nome da máscara com que os atores do teatro romano antigo representavam seus papéis. O ator passa a chamar-se “persona”.
Mas com o passar do tempo, a palavra personalidade foi evoluindo, ou seja, não mais se referindo ao fator externo ou aparência dos indivíduos, passando a referir-se à interioridade do homem. A palavra personalidade refere-se então ao conjunto de características próprias que distinguem as pessoas e que determinam seu ajustamento ao ambiente.
3- DEFINIÇÃO DE PERSONALIDADE
Em Psicologia as várias definições dependem dos pressupostos que cada teoria tem sobre o ser humano. Têm destaque as teorias: Psicanálise (Freud), Psicologia Individual (Adler); Gestalt (Perls); Behaviorismo (Skinner); Humanismo (Rogers, Maslow).
4- DESENVOLVIMENTO E AJUSTAMENTO DA PERSONALIDADE a- Desenvolvimento
A personalidade tem como características individualizar o ser humano e ser base para previsões do comportamento