Teorias da personalidade- Gordon Allport
RESUMO- GORDON ALLPORT
Foi Allport quem ajudou a trazer a psicologia para o centro da psicologia, formulou uma teoria de desenvolvimento da personalidade. a teoria da personalidade dos traços. O mesmo discordava da teoria de Freud, segundo ele forças inconscientes não dominavam a personalidade do adulto normal e maduro. Para ela a psicologia deve prestar mais atenção ao consciente e as manifestações visíveis. Acreditava que pessoas emocionalmente normais agem de forma consciente, racional, ciente e controlam várias das forças que a dominam.
Allport da ênfase na singularidade da personalidade de acordo com o definido pelos traços de personalidade de cada pessoa, visto que a personalidade não é geral ou universal, e sim particular e específica de cada indivíduo. Refletimos a nossa hereditariedade e nosso ambiente, nossa dotação genética interage com o ambiente, sendo assim não existe nenhum indivíduo igual á outro sendo assim para estudar a personalidade, a psicologia não deve lidar com resultados médios entre grupos.
Segundo o mesmo a personalidade é a organização dinâmica dentro dos sistemas psicofísicos do indivíduo e a mesma está sempre mudando e crescendo. Allport fala que existem duas personalidades, a personalidade infantil e a personalidade adulta, não existe um continnum de personalidade entre a infância e a vida adulta. O comportamento da infância é movido por necessidades e reflexos biológicos enquanto a vida adulta e de natureza mais psicológica. Sendo assim, a personalidade adulta não é limitada pelas experiências na infância.
TEORIA DOS TRAÇOS
Traços, para Allport, são características diferenciadoras que regem o comportamento, os mesmos estão sujeitos a influências sociais,