Quest Es Gordon Allport
1. Explique a definição de personalidade de Allport. No sistema de Allport, de que modo a hereditariedade e o ambiente influenciam a personalidade?
R: Allport define a personalidade como a organização dinâmica, dentro do indivíduo, dos sistemas psicofísicos que determinam comportamento e pensamentos característicos. Em sua teoria da personalidade, Allport propõe que adultos psicologicamente saudáveis não são afetados por eventos da infância. O teórico afirma que nós refletimos a nossa hereditariedade e o nosso ambiente. A hereditariedade fornece a matéria-prima da personalidade ( como o físico, a inteligência e o temperamento), que pode ser moldada, ampliada ou limitada pelas condições do nosso ambiente. Allport enfatizava as variáveis pessoais e situacionais para mostrar a importância da genética e da aprendizagem.
2. Descreva as 4 características de traços. De que modo os traços diferem das atitudes?
R: Segundo Allport, os traços de personalidade são reais e existem em cada um de nós. Eles não são constructos teóricos ou rótulos criados para explicar comportamentos. Além disso, os traços determinam ou causam o comportamento. Eles não surgem apenas em resposta a certos estímulos, motivam-nos a buscar os estímulos adequados e interagem com o ambiente para produzir comportamentos. O teórico afirma que os traços podem ser demonstrados empiricamente. Observando o comportamento ao longo do tempo, podemos inferir a existência de traços na consciência das respostas de uma pessoa ao mesmo estímulo ou a um estímulo semelhante. Allport propõe que os traços variam de acordo com a situação. Por exemplo, uma pessoa pode apresentar o traço de anseio numa situação e traços de desordem em outra.
Segundo Allport, as atitudes também são capazes de iniciar e orientar um comportamento. Porém, apesar de serem semelhantes aos traços, elas têm objetos de referência específicos e envolvem avaliações positivas ou negativas. Um traço, no entanto, não é especificamente