Teorias da comunicação
Tema: Sociedade e comunicação de massa.
Problema: A cultura e comunicação de massa respeitam a diversidade ou vem tentando manipula-la? Como elas se colocam perante as desigualdades, qual o seu verdadeiro poder, seus benefícios e malefícios? Torna-se necessário rever e discutir os conceitos dessa “sociedade de massa” e em que eles implicam.
Objetivo: Buscar as origens da reflexâo sobre a sociedade e o surgimento da noçâo de massa na sociologia e elencar algumas em torno da noçâo de sociedade de massa que vâo fornecer subsidios para se pensar sobre os meios de comunicaçâo.
Método: Bibliográfico
Procedimentos: O autor retoma a origem dos termos associados a “massa”, voltando para isso ao século XIX, quando diversas mudanças, principalmente sociais e ecônomicas ocorreram. Começa nessa época a haver uma distinção entre sociedade antiga e moderna, e uma concentração maior de pessoas na área urbana (moderna) que já remete a idéia de massificação. O autor utiliza-se de grandes nomes sociológicos como Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx para ilustrar idéias ligadas a essas novas condições sociais. Dentre elas à especialização de papéis sociais necessária ao indivíduo em uma sociedade industrial. Após maior reflexão sobre a transição da sociedade antiga para moderna, e o encontro de um paradigma da sociedade de massa, o autor exemplifica o funcionamento desse paradigma através de teorias discutidas no século XX, são elas: “teoria hipodérmica”, “teoria critica”, “espiral do silêncio” e “agenda