teorias da comunicação
Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Port. MEC n° 211, de 14 de janeiro de 2004.
Teorias da Comunicação
Projeção do Filme
“Os delírios de consumo de Becky Bloom”
Professor: Allan Barros
Gama/DF
06 de junho de 2011
Os delírios de consumo de Backy Bloom
O filme conta uma historia de ficção que se confunde com o mundo real pois nos faz refletir quantas vezes compramos algo por impulso, coisas que talvez nunca precisemos, mas que acabamos comprando devido a mídia apresentar as pessoas o que elas estão querendo. Na hora da compra Becky era tratavam como uma “rainha” e agora, cheia de dívidas, não paravam de telefonar cobrando. Quantas vezes não passamos por isso? Quantas vezes não somos levados a acreditar que somos os “reis e rainhas” de determinada loja porque somo seduzidos por uma imagem de que aquele produto realmente vai ser necessário.
O poder da marca fica evidente nos caso do SPA para os pés onde era tida como cliente vip porém era igual a todos os ou outros clientes é o papel do sincretismo sendo realizado com a junção da informação e da ficção onde o imaginário começa a associar a ideia de ser a cliente mais importante por isso você deve pagar mais caro afinal você tem um atendimento personalizado e quando reparou que o casaco não era realmente o que parecia é quando passamos a pensar de forma individual percebendo que compramos mais a ideia do que o próprio produto.
Então muitas organizações fazem como a empresa do filme a Comitex faz o que bem quer do publico devido uma grande quantidade das atitudes tomadas pelas pessoas têm em muitas vezes como única finalidade o consumo.
A teoria cultorológica tenta definir a nova forma de cultura na sociedade contemporânea que cada vez e mais consumista no entanto a cultura de massa se adequa a esses desejos e sonhos tornando as compras em auto-realização, de