Teorias da Comunicação
O que é comunicação?
É um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. É o processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor, no qual as informações, transmitidas por intermédio de recursos físicos (fala, audição, visão, etc.) ou de aparelhos e dispositivos técnicos, são codificadas na fonte e decodificadas no destino com o uso de sistemas convencionados de signos ou símbolos sonoros, escritos, iconográficos, gestuais.
Deriva do termo latino “Communicare”, e significa “tornar Comum”.
Teoria Hipodérmica
(Bala Mágica)
A mídia atingia a todos de forma direta, uniforme e indiscriminadamente.
O modelo da agulha hipodérmica, ou seja, a mídia como “seringa” injetando informações, inoculando ideias.
Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem. MENSAGEM PÚBLICO AÇÃO
Com a Revolução Industrial (século XIX), a sociedade ocidental sofreu profundas transformações: de comunitária passou a contratual.
Inicia-se aí o conceito da sociedade de massa, formulado em 1830 pelo positivista Augusto Comte e aperfeiçoado por Herbert Spencer, Ferdinand Tönnies e Émile Durkheim, seus contemporâneos.
Enquanto a produção intelectual emergia, os mass media ampliavam seu alcance.
Os governantes dos países em guerra, com destaque para britânicos e estadunidenses, viram nas novas instituições excelentes canais para divulgar suas idéias patrióticas e nacionalistas.
Era necessário unificar as pessoas do mesmo país, torná-las comprometidas com a ideologia estadunidense (EUA).
Terminada a guerra, deu-se início a uma análise do ocorrido. Diante dos resultados obtidos e do conceito de sociedade de massa, chegou-se à conclusão de que “qualquer conteúdo exibido pela mídia atingiria os indivíduos de maneira uniforme”.
Todos os receptores responderiam às mensagens midiáticas