psicologia social
Nas grandes cidades a maioria da classe trabalhadora deixou sua cidade de origem em busca de vida melhor, mas descobriram que nos grandes centros a vida não é tão fácil assim. Não há cordialidade e preocupação com o bem estar do próximo como nas pequenas cidades, aqui tudo depende do dinheiro, não há troca de favores, desde que o indivíduo pague pelo que esta consumindo não interessa nada sobre ele, a vida atribulada e capitalista deixou as pessoas mais individualistas, as diferenças são enormes e com isso aumenta a humilhação social, as pessoas são tratadas de acordo com sua posição social, até mesmo entre colegas de trabalho há grande preconceito e desumanização contra os que possuem cargos inferiores.
Apesar de tantas dificuldades encontradas, essa vida tumultuada ainda é melhor que a vida do interior marcada por privações e necessidades. A humilhação já é tão comum que mesmo quando tem o direito se sentem retraídos e envergonhados de usufruir.
A saúde é seu bem maior, pois precisa dela para vender sua força de trabalho, juntamente com a de sua família porque dependem do sistema público de saúde onde o atendimento é muito precário. O chefe de família faz de tudo para não precisar ir ao médico, porque sabe que vai perder seu dia de trabalho ou até mesmo o emprego, sem contar que na maioria das vezes seu problema de saúde não é resolvido.
O trabalhador que é respeitado e valorizado tem uma vida pessoal melhor e seu serviço rende mais. Onde o trabalhador é tratado como máquina, ele se sente desvalorizado e desmotivado porque