teorias da comunicação
Para introduzir esta teoria, é importante clarificar alguns pontos fulcrais.
A partir do seculo XVIII, deu-se o reconhecimento de sistemas na natureza: combinações químicas e funções, por exemplo. No seculo XX, bertallanfy considerou que a principal tarefa da biologia era descobrir os sistemas biológicos a todos os níveis da organização, ligando o seu nome ao conceito “sistema aberto”.
Hoje em dia, a ciência inclui o conceito “interacção” À física e aos estudo dos sistemas sociais. Para a cibernética um sistema organizado e de contro pela retroacção, estabelece um parelelo entre o comportamento de maquina e do organismo vivo.
Warren Weaver escreveu com Claude Shannon “”the mathmatical theory of communication”. Nesta teoria a palavra informaçao possui um uso diferente do emprego comum do termo. Esta teoria é uma sistematização do processo comunicacional a partir de um perspectiva técnica e quantitativa.
Eis a representação de um sistema de comunicação : fonte de inf.->transmissor->canal(->fonte de ruido)->receptor->destino.
O objectivo desta teoria é a transmissão optima da mensagem, destinada a melhorar a velocidade da transmissão da mensagem evitando todas as distorções possíveis (ruido).
A comunicaçao nesta teoria é vista como um sistema, com elementos que se relacionam entre si e não como um processo. A proposta é de um modelo linear, em que os elementos são encadeados não podendo haver outra disposição.
Segundo Lasswell, uma menira conveniente de descrever um acto de comunicação consite em reponder às seguintes perguntas: quem? Diz o que? Através de que meio? A quem? Com que feito?. O modelo de Lasswell e o modelo de Weaver e Shannon caracterizam-se unidirecionalidade, a definição de papeis e a simplificação do processo
Interaccionismo simbólico
Os pais fundadores da sociologia olharam para a sociedade como um todo em larga escala, sociedade de massa ou sociedade como uma nação. A sociologia passou então a envolver-se