Educação fisica
Nathan Algren, um conceituado militar norte-americano, vivido pelo ator Tom Cruise, é enviado ao Japão no ano de 1870 para treinar os homens das tropas do imperador Meiji. A missão do militar é prepará-los para eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região e insistem em se opor ao governante. Algren, porém, é capturado pelos inimigos e passa a observar e apreciar o modo e a filosofia de vida dos samurais. "As técnicas exibidas no filme mostram que a luta nada tem a ver com a violência", destaca a professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira, em São Paulo.
Objetivo
Conhecer algumas características das artes marciais (como o judô e o caratê,) como filosofia de vida, em contraposição à banalização da violência atual.
Conteúdos
Técnicas de luta, história das lutas e autodefesa.
Trechos selecionados
Cena do treinamento dado por Algren às tropas do imperador Meiji, em que ele tenta implementar a sua cultura ocidental (20m07s a 22m58s), trecho que mostra a captura dele pelos samurais, quando ele tem contato com arte marcial dos samurais (23m50s a 30m35s); e, por fim, quando já capturado, o diálogo dele com Katsumoto, o líder dos samurais, que o introduz à filosofia dos samurais (38m28s a 44m10s).
Atividade
Exiba os trechos do filme citados acima e, em seguida, organize um debate. Questione os alunos sobre as motivações dos samurais para se contrapor ao poder Meiji e ressalte a defesa da identidade e a importância do diálogo entre grupos diferentes. Pergunte por que o personagem de Tom Cruise mudou de opinião após conhecer os samurais. Peça uma pesquisa sobre lutas marciais praticadas atualmente em sites, como o Artes-marciais.net (clique aqui para acessar). Depois, em quadra, trabalhe técnicas básicas de luta e de autodefesa, como um modo de introdução à atividade física.
Avaliação
Analise a participação de cada um no debate, a qualidade da pesquisa realizada e o desempenho nas atividades