Teorias da Aprendizagem e Aprendizagem Escolar
Teorias Psicologia-
Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito
Educacional-aprendizagem
Teoria: Verbal significativa. David Ausubel.
(1918-2008) A aprendizagem significativa acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas ideias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo.
Exemplo: Cognição, proposições, aprendizagem significativa. David Paul Ausubel preocupa-se com a aprendizagem que ocorre em sala de aula. A escola tem como tarefa principal identificar em cada disciplina os conceitos mais abrangentes, que tenham maior poder de inclusão e colaborar para que os alunos aprendam significativamente.
Teoria: Genética da
Aprendizagem.
Jean Piaget. (1896-1980) Jean Piaget criou uma espécie de “tear” da aprendizagem, abordou o desenvolvimento da inteligência através do processo de maturação biológica, senso motor, operação concreta e operações formais. Piaget desenvolveu o cognitivismo e a aprendizagem do aprender a aprender. Ele descobriu os Estágios de desenvolvimento cognitivo.
Teoria: Sócio cultural.
Vygotsky.
(1896-1934) Esta teoria concentra-se na relação entre a interação social do individuo e o seu desenvolvimento cognitivo, ou seja, o conhecimento é construído nas interações dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos, e são estas interações a principal mediadora da aprendizagem Vygotsky contribuiu para o desenvolvimento cultural e aprendizagem histórico cultural, Ele construiu uma nova psicologia, a partir da nova concepção de homem e do proximal ao real.
Exemplo: zona de desenvolvimento proximal.
Teoria: Comportamento.
Behaviorismo.
(1878-1958)
Aprendizagem é dada pela influência dos estímulos que a criança recebe, o Respondente é aquele que ocorre quando são produzidos, por