Teorias da Adminsitração
Enunciado: Nos debates desenvolvidos durante as aulas, evidenciou-se que as Teorias da Administração, desde sua origem, impactam no ambiente organizacional. À luz das teorias apresentadas, sintetize o eixo central de cada teoria (Administração Clássica, Científica, Relações Humanas, burocrática e estruturalista) e reflita como essas abordagens teóricas impactam positiva e negativamente no cotidiano das organizações contemporâneas.
Orientação: Esta atividade deverá ser entregue até a aula 12 em formato de texto (.doc, .docx) no item Produção Individual do menu principal.
Teoria da Administração Clássica:
A Teoria da Administração Clássica surgiu com o objetivo de organizar a forma de produzir e administrar, focando no planejamento das organizações existentes no início do sec. XX. As referências para este período foram as teorias desenvolvidas por Taylor e Fayol. Os princípios desta teoria foram desenvolvidos com base nas técnicas militares e de engenharia, comparando o funcionamento da organização ao de uma máquina, dividindo-a em departamentos os quais deveriam trabalhar de forma integrada e interdependente para o funcionamento harmônico da organização. Caracteriza-se pela divisão do trabalho, onde cada operário concentrava-se em uma determinada atividade, se especializando nela. Por outro lado, os funcionários ficavam alienados, executando sempre o mesmo trabalho, que muitas vezes não contribuía para que se desenvolvesse em outras funções. Nesta época, não havia grande preocupação com o ambiente de trabalho, sendo o foco apenas produzir mais e mais.
Teoria da Administração Científica:
Criada pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX, esta teoria tem o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos, procurando uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. A falta de