Teorias da administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
LEOPOLDO DE BULHÕES – GOIÁS
ABRIL/2013
INTRODUÇÃO
A Administração deve ser compreendida como evento social, já que surgiu para solucionar problemas de empresas inseridas na sociedade humana, e que suas mudanças acompanham as novas necessidades ocasionadas pela evolução social.
Ao longo do presente estudo, será possível desenvolver competências e habilidades para transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e no campo de atuação profissional.
Desenvolver também, capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
A história da Administração é recente. A partir do século XX teve notável grandeza e inovação. Nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade pluralista de organizações, que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Diferentemente do século XIX, onde predominavam pequenas oficinas, profissionais autônomos, que trabalhavam por conta própria.
Influência dos Filósofos:
Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe em sua obra A República a forma democrática de administração dos negócios públicos.
Aristóteles discípulo de Platão. No livro Política, que versa sobre a organização do Estado, distinguem as três formas de administração pública: - monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania);
- aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia);
- democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).
Francis Bacon filósofo e fundador da Lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo surgem à preocupação de separar o essencial do acidental ou acessório.
René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia