Caso wal mart - logistica
Investiu milhões de dólares num sistema computadorizado global que ligava cada caixa registradora à sede da corporação, o que garantia, entre vários outros benefícios, a reposição imediata de estoques. Walton também investiu pesadamente em caminhões e modernos centros de distribuição. Além de aperfeiçoar seu controle da cadeia de suprimentos, esses movimentos reduziram acentuadamente os custos.
2. A estratégia de gestão da cadeia de suprimentos do Wal-Mart agregou valor aos seus clientes? Por quê?
Além de aperfeiçoar seu controle da cadeia de suprimentos, esses movimentos reduziram acentuadamente os custos. Enquanto a Kmart buscava reforçar sua imagem e cultivar a fidelidade à loja, a Wal-Mart continuava reduzindo os custos, apostando em que os preços seriam o mais importante dos fatores para a atração de clientes. Os sistemas incrivelmente sofisticados de distribuição, estoque e digitalização da Wal-Mart significavam, enquanto isto, que os clientes dificilmente deparariam com gôndolas vazias ou demoras na verificação de preços.
3. Em que ponto os executivos do Kmart falharam? Em sua opinião quais estratégias deveriam ter adotado para não perder o mercado? Justifique.
Kmart muitas vezes não tinham informação atualizada e liam de forma errada os códigos dos produtos, cobrando, portanto, preços errados. Isso levou inclusive a um processo por perdas e danos na Califórnia, forçando a empresa a aceitar um acordo em que teve de pagar US$ 985 mil por cobrar preços excessivos dos clientes.
Ao meu parecer houve uma falta de planejamento e gestão de suprimentos, o fato de não acompanhar as tendências e inovações que o mercado exige como a aquisição de sistemas integrados para controle e gestão, é preciso também saber analisar e estudar as ameaças e oportunidades que ocorrem no mercado.
4. Cite um exemplo de uma empresa que se diferencia dos seus concorrentes através da