Introdução a projetos mecânicos
Noções básicas sobre desenvolvimento de projetos mecânicos
Histórico da evolução mecânica
(Idade da pedra)
Há milhares e milhares de anos, o homem fabricava objetos de pedra. Pedras lascadas, pontiagudas, maciças ou finas constituíram as primeiras ferramentas para a fabricação de utensílios.
Sílex: tipo de pedra existente na natureza, era o material mais comum para fazer estacas, machados de caça, utensílios e, ainda, para raspar as peles de animais abatidos. Além de pedras, as primeiras ferramentas eram feitas de madeira, osso e chifre.
2
Os metais
A pedra foi explorada de todas as formas como ferramenta. Entretanto, as ferramentas de pedra tinham a desvantagem de se desgastarem rapidamente. Inicialmente, o cobre foi utilizado como um novo tipo de pedra. Logo o ser humano foi percebendo que se tratava de outro material, que, além de ser menos duro que a pedra, tinha um brilho especial.
3
Forjamento dos metais
No início, a técnica utilizada para fabricar utensílios era a deformação a frio do material, por meio de golpes. Aquecendo os metais, o homem descobriu que conseguia mudar sua forma com maior facilidade. O fogo já era usado para aquecimento, proteção contra os animais e preparo dos alimentos. O homem primitivo percebeu que o cobre podia ser trabalhado com facilidade ao ser aquecido até certa temperatura, tornando-se maleável, isto é, mais mole. Desse modo foi possível transformar o cobre em muitos produtos com diferentes formatos.
4
Fundição dos metais
Aquecendo o cobre a uma temperatura próxima a 1.000ºC, descobriu-se que esse metal atingia seu ponto de fusão, isto é, o ponto em que passa do estado sólido para o estado líquido.
O cobre em fusão era despejado em recipientes com cavidades e assumiam, assim, a forma do produto desejado. Com isso, o homem dava os primeiros passos para o desenvolvimento da fundição, que se tornava um novo processo de fabricação de objetos.
5
Fundição dos metais