Estudo de caso Wal-Mart: reduzindo custos por meio da estratégia logística
PÓS-GRADUAÇÃO
CONTROLADORIA 2010 / 2011
ADRIANO BORGES
ALINE SPOLADOR
NIKELY LEMOS
PATRICIA TOKUNAGA
JEFERSON CACHOEIRA
STEPHANI ZENI
ESTUDO DE CASO
Wal-Mart: reduzindo custos por meio da estratégia logística
CAMPO GRANDE - MS
2011
INTRODUÇÃO
REDUÇÃO DE CUSTOS
As empresas implantam programas de redução de custos de duas formas: espontânea e compulsória. A redução de custos espontânea é buscada antes de qualquer sinal de crise atingir a empresa. Ela visa manter ou conseguir uma vantagem competitiva.
Seus efeitos são tipicamente expansionistas e, em geral, não sofre restrições por parte dos colaboradores. Já a redução de custos compulsória tem características opostas à redução espontânea. Geralmente é implantada diante de crise financeira e seu objetivo é a sobrevivência da empresa.
Está baseada no corte de custos e uma vez que áreas vitais para a geração de receita podem ser atingidas, a eficácia dessa forma de redução de custos é incerta.No Brasil, os anos de inflação alta e o fechamento da economia por muito tempo, foram os principais causadores da pouca atenção que as empresas dispensavam aos custos.
Com freqüência, encontrávamos empresas numa situação surrealista: não tinham custos competitivos nem eram diferenciadoras. Mesmo em nível internacional, o custo tem sido um fator fundamental para as empresas. É sabido que a pujança da Wall Mart está fortemente enraizada em reduzidos custos de pessoal e de aquisição junto a fornecedores. AMD e AIRBUS são outros exemplos de como o custo pode mudar a face de um setor empresarial.
Supondo que a empresa tenha se conscientizado da importância de ter competitividade em custos, como atingir essa meta? Este é um dos grandes desafios estratégicos para qualquer organização. É uma missão maior para seus administradores. Várias podem ser as ações para obtenção de competitividade em custos. Determinadas ações, entretanto, estão