Cadeia de fornecimento – wall-mart
“CADEIA DE FORNECIMENTO – WALL-MART
Estudo de Caso: Cadeia de Fornecimentos - Wall-Mart
A cadeia de fornecimento do Wall-Mart, é sem duvida alguma uma das mais avançadas e tecnológicas do mundo. O que faz dela um diferencial competitivo e um modelo a ser seguido.
Todo processo se inicia quando, caminhões de diferentes fornecedores descarregam suas mercadorias em esteiras rolantes em cada baia de carregamento. Essas esteiras menores desembocam em esteiras maiores, como se fossem afluentes de um grande rio. Essas esteiras de 20 kilometros de distancia são abastecidas 24 horas por dia e 7 dias por semana ininterruptos.
Esse ainda é o fato mais comum da cadeia. O ponto mais inovador é o que esta por vir. Enquanto essas caixas correm nas esteiras, uma célula elétrica lê os códigos de barras de todas as caixas. E quando chega do outro lado do prédio, braços elétricos as separam, conduzindo cada uma delas para sua respectiva esteira rolante. Enquanto esta sendo conduzidas pela esteira, caminhões ja previamente direcionados estão no fim dessas esteiras, a espera para leva-las a sua loja correta.
A partir do momento que o cliente escolher o produto e passa-lo no caixa, o leitor de barras enviara um sinal, que atravessara toda rede Wall-Mart, até o fornecedor do produto, emitindo uma ordem para que ele fabrique novamente esse produto e recomece todo o processo. Esse processo se repete 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Toda essa logística da cadeia de fornecimento, faz do Wall-Mart, no olhar dos fornecedores, um ótimo lugar para vender seus produtos, pois a eficiência de todos seu sistema permite que as vendas sejam constantes e com isso aja uma grande sincronia de estoques e pedidos, que vai ser feito de acordo com a demanda. Um exemplo é a HP que na época de Natal vende 400 mil computadores através de 4 mil Wall-Marts espalhados pelo mundo em apenas um dia. E isso só é possível pela sua eficiente cadeia de fornecimento.
Com