teorias da administração
Erismar Sobrenome ¹, Carollyne Galdino ¹, Carolina Sobrenome², Camila Oliveira¹, Maria de Fatima¹
1
1-Acadêmica do Curso de Administração da FAFOR; 2-Professora Orientadora do Curso de Administração da FAFOR.
Resumo - Este artigo visa analisar o funcionamento da teoria clássica da administração em uma moderna empresa no ramo do comércio de alimentos, analisando seu ambiente interno e cultura organizacional. Com ênfase nos modelos de administração desenvolvido por autores de grande prestígio, tais como: Frederick Winslow TAYLOR, que deu ênfase para as tarefas organizacionais, através da sua teoria de administração científica, Henri FAYOL, dando ênfase para a estrutura organizacional, através da teoria clássica da administração e Max Weber, com a teoria da burocracia, que procura alcançar a máxima eficiência e racionalidade da organização formal. Diante deste contexto o objetivo do presente artigo é buscar e caracterizar evidências das técnicas destes filósofos nas operações atuais de uma empresa do ramo de comércio de alimentos, no território brasileiro. Trata-se, portanto, de um estudo de caso. Destaca a importância destes princípios baseados em alguns autores e aborda os conceitos da forma como foram escritos pelos filósofos, apresenta o cenário da gestão empresarial atual bem como suas formas de aplicação.
Palavras-Chave:
Teorias da Administração, Filósofos, comércio.
Materiais e Métodos: Pautada nos principais autores da Teoria Clássica, usando livros e artigos, este trabalho realiza um estudo de caso mostrando como as teorias em questão estão presentes no dia-a-dia da empresa.
O estudo foi conduzido na operação organizacional de uma grande empresa do ramo de comércio de alimentos no estado do Ceará.
Introdução
Este trabalho analisa a aplicação da Teoria Clássica da Administração dentro do ambiente de uma empresa que comercializa alimentos enfocando os métodos