Fatores de envelhecimento
Envelhecimento Intrínseco
É o envelhecimento natural da pele ele é programado (relógio biológico), esperado, previsível, inevitável e progressivo acometendo todas as regiões do corpo é causado pela deterioração dos sistemas orgânicos. Com o passar do tempo, as células diminuem a sua capacidade de renovação, por conta disso irão produzir menos fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e tonicidade da pele. Assim a pele perderá a sua elasticidade, tornando - se mais fina e flácida, apresentando rugas. Existem alguns fatores que contribuem para o envelhecimento intrínseco como fatores hormonais e genéticos.
Fatores Hormonais (diminuição dos níveis de estrógeno e progesterona)
Com a redução dos níveis dos hormônios causada pela menopausa, as mulheres sofrem alteração nas camadas da pele. A camada córnea da epiderme fica frouxa e reduzida. Devido aos níveis de hormônios não serem mais os mesmos, ocorre à redução da produção das sínteses de colágeno e de fibras elásticas. Ocorrendo também a redução da capacidade de retenção de água pelas células, desacelerando a atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas.
No começo do climatério, a mulher perde de 30% a 40% do colágeno total do organismo. A diminuição de estrógeno provoca várias alterações como: diminuição da atividade mitótica (capacidade de regeneração da pele); diminuição da síntese de colágeno (flacidez e rugas); diminuição da resistência a choques mecânicos (hematomas); concentração de queratina (espessamento de pés, joelho e cotovelo).
Envelhecimento Extrínseco
É causado por fatores externos, que durante a vida do ser humano, interferem negativamente na qualidade da pele, acelerando o envelhecimento. Esses fatores são: exposição ao sol (fotoenvelhecimento), tabagismo, radicais livres, agressões ambientais.
Fotoenvelhecimento (exposição aos raios ultravioletas)
É o principal e o pior fator da causa do envelhecimento extrínseco, dependendo