teorias comportamentais
Curso Gestão de Recursos Humanos
TEORIAS NA EMPRESA
Belo Horizonte
2014
HISTÓRIA DA EMPESA
Tudo começou em 23 de janeiro de 2001 quando a Portugal Telecom e a Telefônica Móviles firmaram um acordo estratégico para criar uma empresa de telefonia celular no Brasil que reuniria todos os seus investimentos em negócios de telefonia móvel de acordo com a legislação brasileira. A VIVO foi resultado de uma união das principais operadoras de telefonia celular do Brasil (Telesp Celular Participações, Tele Leste Celular Participações, Tele Sudeste Celular Participações, Celular CRT Participações, Norte Brasil Telecom, Global Telecom e Telemig Celular Participações), formando a maior empresa do setor na América do Sul. Uma das grandes marcas desse primeiro ano da história desse acordo estratégico foi, sem dúvida, o lançamento da marca VIVO que ocorreu exatamente no dia 13 de abril de 2003. Em 2011, com a aquisição da Vivo, a Telefônica se consolida como a maior operadora integrada do país, tanto por número de clientes, como por receita, além de oferecer novas oportunidades aos profissionais.
Diante da forte presença da Vivo em todos os estados do Brasil, os serviços da Telefônica passam a se chamar Vivo. E a marca Telefônica continua com sua presença institucional.
Para alguns públicos específicos, com o objetivo de gerar uma maior aproximação entre as marcas, a Telefônica tem adotado a marca transitória Telefônica Vivo.
TEORIAS NA EMPRESA
1. TEORIA NEOCLÁSSICA
Esta teoria pode ser baseada no setor de Recursos Humanos da empresa pois ela prevê soluções administrativas que são:
- O planejamento: determina os objetivos que deverão ser atingidos e como alcançá-los.
-A organização: focaliza cada tarefa ou operação especificamente.
-A direção: se refere às relações interpessoais dos