Principais componentes do banco de dados Oracle
CAMPUS DE VIDEIRA
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANDERSON PELENTIR POSSERA
Principais Componentes de um Banco de Dados Oracle
Videira
2014
PMON – Realiza todo o processo de recuperação para um processo de usuário que tenha falhado. Por exemplo, se cair a conexão de um usuário com o Oracle, o PMON irá desfazer a transação que caiu, liberando os lock´s da transação, liberando assim o acesso de outras transações aos mesmos dados.
SMON – Executa diversas operações de gerenciamento do espaço à medida que as transações liberam mais espaço para dados do BD.
DBWR – Grava os dados do Database Buffer Cache para os arquivos físicos do Banco de Dados (datafiles). O DBWR não faz esta gravação imediatamente após a efetivação das transações. Tal evento acontece quando: um processo servidor precisa ler um novo bloco para a memória e não existe espaço disponível, ou ele está ocioso por alguns segundos, ou Quando o Oracle efetua um Checkpoint do Banco de Dados ou da Tablespace.
LGWR – Grava informações de alterações efetuadas sobre o BD do redo log buffer para os redo log files.
CKPT – Faz periodicamente uma verificação (checkpoint), para se certificar de que todas as informações modificadas na memória estão armazenadas fisicamente no disco. Tem a função de marcar o quanto o log de transações precisará aplicar , caso o sistema venha a exigir uma recuperação por queda. Somente as mudanças provocadas pelas transações a partir do último Checkpoint serão aplicadas pois o Oracle sabe que os dados foram gravados no disco (anteriores ao último Checkpoint). Atualiza os “headers” de todos os arquivos físicos do BD.
OUTROS:
ARCH – É opcional. Copia automaticamente grupos de log de transações (redo log files) para outro local físico (gerando os archives redo log files). Pode ser para fita ou para disco.
LCKn – Faz bloqueios entre instâncias em