teorias administrativas
Anteriormente com a teoria Clássica e a Administração cientifica onde se tinha ênfase na estrutura e nas tarefas. O surgimento da Teoria humanística teve ênfase nas pessoas se preocupando com os funcionários e os grupos sociais, percebendo assim a necessidade de humanizar e democratizar a Administração.
2) O que foram as teorias transitivas?
Um trabalho pioneiro de revisão, de crítica e de reformulação das bases da teoria administrativa nessa zona de transição entre o classicismo e o humanismo.
3) Quais os preceitos dos seguintes autores transitivas?
a) Ordway tead.
Trata da liderança democrática na administração.
b) Mary Parker Fallitt.
Introduziu a corrente psicológica na Administração. Introduz a lei da situação: é a situação concreta que deve determinar o que é certo e o que é errado.
c) Chester Barnad.
Introduziu a teoria da cooperação na organização. Como as pessoas têm limitações pessoais elas precisam superá-las por meio do trabalho conjunto A necessidade de cooperar entre si, leva as pessoas a constituírem grupos sociais e organizações.
4) Qual a diferença do Homo economicus e homem social?
Homo economicus (Administração Científica/Teoria Clássica): É motivado exclusivamente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Trabalha porque precisa do dinheiro para sobreviver e não porque gosta do que faz.
Homem social (Teoria das Relações Humanas): Motivado por recompensas sociais e simbólicas. Pelas necessidades humanas. Desempenha seu trabalho melhor tendo satisfação motivada pelas condições psicológicas e fisiológicas, grupos sociais e supervisão capaz de influenciar gerando lealdade com seus empregados.
5) Defina a teoria das relações humanas. A Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Enfatiza os grupos e não o comportamento individual. A