TEORIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – FACIC
MARILENE MENDES DOS SANTOS GALVÃO
MIRIAM RODRIGUES DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NAS PEQUENAS EMPRESAS
MARILENE MENDES DOS SANTOS GALVÃO
MIRIAM RDRIGUES DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NAS PEQUENAS EMPRESAS
Trabalho apresentado para a disciplina de Produção Científica do sétimo semestre do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Orientador: Professor Hilton Aguiar.
1. INTRODUÇÃO
Com o constante crescimento de pequenas empresas e o aumento da competitividade por parte de grandes corporações que têm se fundido para se ter um domínio maior do mercado, tem se tornado de suma importância para as empresas de pequeno porte buscar medidas para uma gestão mais eficiente.
Estudos e pesquisas do SEBRAE sobre a sobrevivência das pequenas empresas no Brasil apontam para que num período de 02 anos 75,6% dessas empresas fechem suas portas.
As pequenas empresas tem um importante papel na sociedade tendendo a gerar impactos positivos expressivos na economia brasileira, seja em termos de empregabilidade, melhores salários, arrecadação de impostos e competitividade no mercado.
Estudos apontam que não existe utilização de meios gerenciais na gestão da maioria dessas empresas, tornando-as frágeis sua capacidade de administração.
Essa pesquisa tem como objetivo informar a utilização da Contabilidade Gerencial como fator de suma importância para a sobrevivência para as pequenas empresas.
2. PLOBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância da Contabilidade Gerencial nas pequenas empresas?
Entende-se como Contabilidade Gerencial o sistema de informações necessárias para uma boa administração na qual fornece aos gestores e administradores para decidir qual o melhor caminho para sua organização. Como um médico diagnostica a doença de seu paciente e fornece a receita para se combater aquela enfermidade, da mesma forma a Contabilidade