Mem ria Secund ria
Alunos (as): Aríssia Mendes, Anderson Gabriel, Brenner Eduardo e Dâmares Bernardino
Série / Turma: 1° ano B – Informática
Prof.(a): Patrícia Lucas Disciplina: SW, APP e SO
Conteúdo: Subsistemas de Memória
Relatório – Memória Secundária
Definição de Memória - Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O conceito de computador digital binário com programa armazenado (arquitetura de Von Neumann e subsequentes) é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.
Memória Secundária – São as memórias de armazenamento. Elas servem para guardar as informações permanentemente. Ou seja, somente perdem informações quando são formatadas, tem arquivos excluídos ou danificados. Essas memórias precisam passar primeiro por memórias principais antes de serem usadas pelo processador. Geralmente são mais lentas que as memórias principais, mas tem uma capacidade de armazenamento muito superior.
Exemplos de Memórias Secundárias – CD, DVD, pen-drive, discos rígidos, etc.
Segue abaixo um pequeno esquema representando a memória de um computador:
Vale ressaltar que utilizamos vários tipos de memória pelo aumento crescente da velocidade do CPU e também pela exigência capacidade de armazenamento dos sistemas computacionais.
Exemplo: Vantagem em ter várias Memórias no Computador - A memória primária (memória RAM) é uma memória de acesso mais rápido que a secundária, mas todos os dados que estão nela são perdidos quando você desliga o computador.
Por