AS GL RIAS DA IGREJA NA GL RIA
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/as-glo rias-da-igreja-na-glo ria/teo lo gia
AS GLÓRIAS DA IGREJA NA GLÓRIA
digg
INT RODUÇÃO
1.
Este capítulo é a mesma cena do capítulo 6, mas noutra perspectiva – . O capítulo 7 vem depois do capítulo
6 na ordem das visões de João, mas não parece ser a sequência da ordem dos eventos. Lá os quatro cavalos, aqui os quatro ventos. Lá os cavalos trazem o juízo, aqui os ventos os ventos do juízo estão prontos para começar a sua missão destrutiva. O f ato de serem
4 anjos, nos 4 cantos da terra, a segurar os 4 ventos da terra, indica que o juízo que vai desabar é universal.
Ninguém escapa. O controle divino sobre os cavaleiros, os ventos, asseguram que a igreja será selada e f icará segura antes que os cavaleiros avancem. A destruição desabará sobre o mundo, mas a igreja f oi f eita indestrutível. 2.
Deus f az distinção entre o seu povo e os ímpios – v. 2 – A destruição não pode dar sua largada antes dos remidos serem selados. Os selados não precisam temer o juízo. O castigo que deveria cair sobre nós, caiu sobre Jesus na cruz. O selo tem três signif icados:
a)
Proteção – Ninguém pode violar o que está selado. Foi assim que o túmulo de Jesus f oi selado
(Mt 27:66).
b)
Propriedade – Na antiguidade escravos podiam ser selados por seu proprietário. Essa marca inscrita neles. Quem violava esse escravo atacava o seu dono. O selo nos dá garantia que somos propriedade exclusiva de Deus (Ct 8:6; Ef 1:13).
c)
Genuinidade – O que está selado não pode ser adulterado (Ester 3:12).
3.
Deus livra o seu povo na tribulação e não da tribulação – v. 14 – Todos os textos que tratam da segunda vinda de Cristo mostram que a igreja não será arrebatada secretamente antes da grande tribulação. Ela será poupada na e não da tribulação (Mt 24:29-31; 2 Ts 1:1-10).
4.
Aqui temos a resposta à pergunta dos ímpios – “Quem poderá suster-se diante do Deus irado?”
(Ap 6:17). A resposta da Bíblia, aqueles que f oram