teoria
OUTROS SITES:
.
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA RELIGIÃO
(11/08/2009)
Há diversas teorias apresentadas para explicar a origem da religião, que elenco abaixo. Analisando uma a uma, não é difícil concluir que todas elas têm seu lugar no desenvolvimento desse importante fato social.
TEORIA DO MEDO: é uma teoria bem antiga, sustenta que o medo das forças naturais levou o homem a crer em divindades, forças misteriosas, sobrenaturais, com o poder de dirigir a natureza. A gênese das crenças religiosas seria o medo do sobrenatural.
MITO: do
grego
''mutheo'', é
uma
tentativa
de
explicação
de
acontecimentos
naturais
ou
sobrenaturais que fogem ao entendimento humano em seus diferentes estágios, por isso adquire forma lendária, poética ou fabulosa.
TEORIA ANIMISTA: crença do homem primitivo na existência de um outro ''eu'', com propriedades espirituais, que seria a alma, dotadas de poderes superiores ao homem. Esta crença era baseada na experiência de formas imateriais surgidas em sonhos, ou na diferença entre um homem vivo e seu cadáver. A morte ocorre quando a alma deixa o corpo e volta ao seu lugar de origem onde residem todos os espíritos dos antepassados, estes espíritos desencarnados podiam entrar no corpo dos vivos, aumentando-lhes a força e a vitalidade ou lhes provocando males.
TEORIA ANIMATISTA: povos primitivos acreditavam na existência de um poder impessoal, uma espécie de um fluído denominado ''mana'', pelos melanésios e polinésios, capaz de penetrar nos objetos vegetais, animais e pessoas, conferindo-lhes capacidades e propriedades superiores.
.
TEORIA DO ELEMENTO ALEATÓRIO: tribos primitivas acreditavam ser os poderes sobrenaturais intimamente ligados ao elemento sorte, devendo o homem atuar no sentido de obter a atenção favorável desses poderes e evitar assim a má sorte e