Esportes
BASQUETE
A física esta presente no basquete em todos os sentidos, como, por exemplo, na força em que batemos na bola, no arremesso, no passe, etc.
Ao quicarmos a bola no chão, fazemos um lançamento vertical para baixo, enquanto que, ao lançarmos ela, fazemos um lançamento vertical para cima. Para tais movimentos serem perfeitos, a gravidade tem que ser de 10 m/s, que é a do nosso plaeta.
Quando passamos a bola para um colega fazemos uma força na bola em direção a ele e este faz uma força contraria a direção que a bola estava indo, assim ela para. Este fenômeno é relativo à segunda lei de Newton. A primeira lei aparece quando passamos a bola, e essa tende a continuar em movimento, porém o outro atleta quebra a inércia efetuando uma força e variando a velocidade.
Ao soltar uma bola, ela nunca quica na mesma altura em que foi jogada. Sempre há um pouco de energia perdida no choque com o chão. Essa energia perdida transforma-se em energia térmica, que aquece o chão e a bola. VÔLEI
A física está presente no vôlei para melhorar os saques, bloqueios,pisos da quadra e materiais utilizados.O movimento que a bola faz quando o atleta faz o saque é o de parábola. Pela física, calcula-se a velocidade média da bola, a força utilizada pelo atleta e o impulso dele ao efetuar o bloqueio.
CORRIDA
Quando o atleta corre, seu pé age empurrando o chão para trás, e o chão reage empurrando o pé do atleta para a frente. Se não houvesse atrito não haveria essa reação, e o atleta não sairia do lugar ou deslizaria.
FUTEBOL
Num jogo de futebol, os jogadores exercem forças na bola que se detectam pelos seus efeitos, como deformação da bola, modificação do seu estado de repouso ou de movimento e variação da velocidade.
Quando a bola adquire certa velocidade em determinado tempo a bola pára devido ao atrito entre a