Teoria
Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin (França) e faleceu no ano de 1829, em Paris. Foi um importante biólogo, pois seus estudos contribuíram muito para a sistematização dos conhecimentos da História Natural.
Foi Lamarck quem começou a usar o termo “biologia” para designar a ciência que estuda os seres vivos. Foi este cientista também que fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados.
As teorias desenvolvidas por Lamarck eram transformistas, ou seja, partia do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita.
O Biologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do sul, Austrália e Nova Zelândia.
Duas teorias sobre evolução!
O que há em comum entre as ideias de Lamarck e Darwin ?
Ambos defendiam a evolução. A ideia de que o ser vivo é adaptado ao ambiente em que vive é comum no nosso dia-a-dia. Desde Grécia antiga se aceitava e se pensa no conceito do ser vivo se adaptar ao meio. Com o advento do Cristianismo, se aceitou que as espécies teriam sido criadas tal qual se parecem hoje: fixas e imutáveis. Então, apareceram pensadores e cientistas dizendo o contrário: que as espécies estariam em constante mudança, em uma resposta a adaptação ao meio em que vivem.
Lamark e os Pescoços das Girafas
Jean Baptiste Lamarck (1744-1829) propôs que uma grande mudança no meio ambiente provocaria a necessidade das espécies mudarem. Seu exemplo mais vivo em nossas memórias seria das Girafas. Como no ambiente onde viviam as Girafas (que tinham pescoço bem curto), as árvores teriam somente as folhas no alto, o pescoço das girafas cresceram para que elas alcançassem as folhas mais altas. Era como se o