Teoria
Atividade 4
O atual cenário global tem nos levado a várias indagações a respeito do papel do administrador nesta fase de transformação. As mudanças organizacionais ocorrem com a mesma rapidez com que a sociedade modifica radicalmente seus comportamentos diante de certas circunstâncias e a única certeza que temos é que a mudança vai ser constante.
A empresa tinha uma perspectiva de sistema fechado, desta forma, os indivíduos não recebiam influencias externas. O sistema fechado é mecânico, previsível e específico. Praticava a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, em tempo médio, afim de que as atividades fossem realizadas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. Taylor (1995), no inicio, cuidava apenas dos processos. Mais tarde, com a consolidação de seus métodos, após bons resultados obtidos da experimentação, chegou a caracterização dos princípios baseados na preocupação da observação científica dos fatos que diante dele se apresentavam.
A globalização desencadeou um processo de transformação das organizações, que tiveram que se adequar para manterem a sua competitividade. Com o surgimento da informação e do conhecimento, caracterizada pela velocidade das informações e pela busca incessante por novas aberturas no mercado. Empresas e trabalhadores procuraram adquirir e disseminar conhecimentos e utilizarem as informações como uma ferramenta na busca de novas formas para aperfeiçoarem o desempenho organizacional e o próprio desempenho pessoal.
As contínuas pressões internas e externas sofridas pelas empresas atualmente apontam para a necessidade de uma reestruturação e revisão da sua cultura empresarial independentemente do seu tamanho e da magnitude de seus lucros e cabe ao administrador corresponder a essas tendências. As adaptações sempre serão necessárias algumas coisas são inegociáveis no processo de mudança, as demais são