Teoria e Pratica de Sondagem
O presente trabalho aborda tema relacionado com os métodos e técnicas de Amostragem, onde pode-se verifica dois métodos de amostragem, Probabilístico (aleatório) e não probabilístico (não aleatório). Nos métodos probabilísticos foram mencionadas cinco técnicas de amostragem com as suas definições e possíveis exemplos e nos métodos não probabilísticos foram mencionadas dez técnicas de amostragem definidas e com possíveis exemplos.
MÉTODOS DE AMOSTRAGEM
1. Métodos Probabilísticos (Aleatórios)
São aqueles em que cada unidade estatística tem uma certa probabilidade conhecida de pertencer na amostra e esta probabilidade é diferente de zero. A mostragem aleatória é a base da inferência estatística, pois este método garante cientificamente a aplicação das técnicas estatísticas de inferência.
Nos métodos probabilísticos existem técnicas científicas para a selecção de amostras, nomeadamente:
Amostragem aleatória simples;
Amostragem sistemática;
Amostragem estratificada;
Por conglomerado;
Em duas ou mais etapas.
1.1. Amostragem aleatória simples
Este é o método mais elementar e frequentemente utilizado. A probabilidade de cada elemento pertencer a amostra é a mesma para todos. Assim, se N for o tamanho da população, a probabilidade de cada elemento pertencer na amostra seleccionada sem reposição será 1/N.
Para cumprir a aleatoriedade é necessário possuir uma lista completa dos elementos que formam parte da população, isto é, é numerada de 1 até N. Em seguida realizar o sorteio utilizado a tabela dos números aleatórios, que consiste numa sequência de dígitos de 0 a 9 distribuídos aleatoriamente. Qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido. Se pretender seleccionar uma amostra de 30 alunos de uma escola, atribui-se um número a cada um dos alunos da escola e seguidamente escolheu-se ao acaso 30 desses números.
Exemplo:
Vamos obter uma amostra de 10%, representativa para