Arquitetura Grega
MATERIAIS
1. Mármore,
2. Pedra – talhada e assentada com precisão;
3. Argila – nas construções secundárias;
4. Madeira – coberturas e tetos.
TÉCNICAS E SISTEMA CONSTRUTIVOS
1. Telhados inclinados em duas águas;
2. Tetos em vigas de madeira coberta com placas de terracota ou cerâmica.
CARACTERÍSTICAS PLÁSTICAS
1. Elegância, Ritmo, Proporção, e Harmonia,
2. Policromia,
3. Baixos Relevos,
4. Temática decorativa: Deuses, Heróis, Folhas e Rosas,
5. Decoração.
A cultura grega desenvolve-se principalmente na península do Peloponeso, nas ilhas próximas e na costa mediterrânea próxima à atual Turquia, durante o segundo e primeiro milénios a.C. O período considerado o mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C. Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore). O Parthenon – templo dedicado à deusa Atena, naAcrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia. A arquitectura clássica tem como princípios a racionalidade a ordem a beleza e a geometria.
As edificações que despertam maior interesse na arquitetura grega são os templos. Construídos com o intuito de se proteger as esculturas de deuses e deusas das chuvas e do sol excessivo, os templos não foram construídos, como se imaginava, para reunir, eu seu interior, um grupo de pessoas para um culto religioso. Um dos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, construído, entre os anos de 447 a 438 a.C., no ponto mais alto da cidade.
O que mais evidencia as características dos templos gregos é a simetria que existe entre o pórtico de entrada, conhecido como pronau e o