Ponte de Macarrão - UNIP - APS
Ponte de Macarrão
Projeto de Atividades Práticas Supervisionadas
Índice
A ponte em viga 4
Tipos de pontes em viga 5
Força da tesoura 6
A ponte em arco 7
Tipos de pontes em arco 8
A ponte suspensa 9
Tipos de pontes suspensas 10
Outras forças 12
Ressonância 13
Clima 14
Projeto 15
Ponte de macarrão 15
Princípios básicos 15
Estrutura 16
Condição de equilíbrio de um corpo rígido 16
Algumas solicitações estruturais 17
Materiais 17
Conclusão 18
Introdução
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos). Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se apelidar de viaduto.
Há três tipos principais de pontes: ponte em viga ponte em arco ponte suspensa
A maior diferença entre as três é a distância que elas podem cruzar entre um suporte e outro. Esses suportes podem ser colunas, torres ou a parede de um cânion. Uma ponte em viga moderna, por exemplo, provavelmente consegue alcançar uma distância de 60 m entre dois suportes, ao passo que um arco moderno consegue transpor de 240 a 300 m. Uma ponte suspensa, o auge da tecnologia de construção de pontes, é capaz de cruzar 2.100 m entre um suporte e outro.
O que permite que uma ponte em arco se estenda por distâncias maiores do que uma ponte em viga? O que faz com que uma ponte suspensa atravesse uma distância sete vezes maior do que a de uma ponte em arco? A resposta está em como cada tipo de ponte lida com duas forças importantes, chamadas de compressão e tração: compressão: é uma força que age para