Teoria e Metodologia
O escriba era aquele que na antiguidade dominava a escrita, faziam relatos e não tinham uma visão crítica, por esse motivo, não podem ser considerados historiadores. 2. Comente os seguintes modelos de escrita da História, apontando suas principais características: a) Literária; b) Retórica; c) Filosófica.
Literária – narrativa curta, artefatos textuais, inferior a poesias e as tragédias.
Retórica – argumentação, persuasão, textos para servi de modelo.
Filosófica – sentido para a História, influenciada pelo Iluminismo, se aproxima da filosofia, no sentido do desenvolvimento da humanidade.
3. Diferencie a História Científica desenvolvida pelos alemães e a História
Metódica desenvolvida pelos franceses, apontando suas pretensões e principais postulados.
Na Alemanha, a História Científica se caracteriza pela pesquisa e crítica das fontes, compreende em explicar o passado, tem influencia pela filologia e filosofia, para os alemães, a História é uma ciência acabada, acontecimentos do passado, já na Histórica Metódica dos franceses, o historiador deve seguir uma serie de protocolos da fonte que está sendo estudada, cada afirmação precisa ser confirmadas por provas documentais, para os franceses a Historia é considerada uma ciência em construção.
4. “O historiador deve considerar que, escrever a história é muitas vezes ir ao encontro de diferentes tipos de fontes, bem como, uma necessidade
mais ou menos constante de preencher lacunas”. A partir do fragmento, explique a importância da fonte para o ofício do historiador.
Para o historiador, as fontes escritas são mais valorizadas no que o texto e deve ser passada pelas críticas externas e internas. Havendo a necessidade de contextualizar o documento, de verificar o tipo de informação que pode ser retirada desse documento e ter a compreensão de um presente que passou.
5. De que forma o século XX