Teoria e Metodologia da Pesquisa Jurídica
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ACESSO À JUSTIÇA
Angela Tháis Bento1
Fabiane da Silva Pacheco
Resumo
Este artigo busca contextualizar a pesquisa, a forma como fazer pesquisa e como está se insere na construção do conhecimento. Trazendo a percepção de autores sobre a atual situação da pesquisa no campo acadêmico e a fragilidade encontrada na pesquisa jurídica. Os métodos e técnicas utilizadas para a elaboração e finalização da pesquisa, bem como o tema investigado e a clareza como este deve ser apresentado. A importância de unir teoria e prática para assim a pesquisa cumprir sua função social.
Palavras-chave: Construção do Conhecimento, Pesquisa Jurídica, Métodos, Acesso à justiça e cidadania.
Introdução
Nos últimos anos a forma como a pesquisa na área do ensino está inserida tem sido muito discutida, principalmente no curso de Direito, onde a preocupação e apenas preparar os estudantes para a prova da OAB e para resolver problemas práticos através dos códigos. Enquanto a pesquisa jurídica é a mais atrasada do país e os investimentos governamentais são poucos.
Esse artigo tem como objetivo analisar a construção do conhecimento acerca da realidade da pesquisa, compreender os conceitos e procedimentos e abordar os métodos e técnicas para a construção da pesquisa jurídica.
1
Acadêmicas do 5° periodo de Direito, da Universidade Comunitária da Região de ChapecóUnochapecó. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Jurídica II, Professora: Tereza
Machado da Silva Dill, Turma A- matutino, Matriz 384.
O método utilizado na pesquisa é de cunho bibliográfico, alem de se utilizar de debates acerca do tema e do aprendizado oferecido em sala de aula sobre a pesquisa cientifica. O tema Acesso à Justiça foi abordado por se tratar de um Direito presente desde a antiguidade e por ser um debate de extrema relevância na sociedade, que precisa ter conhecimento de seus direitos para que esses se