Teoria socio antropologica das instituições de direito
Aula – 24/04/13
Fato social: relação entre duas pessoas
Fato sociológico: é o fato que é estudado
Fatos observáveis, regulares, padronizados e teorizados.
Pensadores brasileiros
- Paulo Prado (1869 – 1943) Paulista, nasceu rico, filho de pais da cultura do café. Foi muito importante no período de declínio do café, é o único pensandor (estudado) que nasceu durante a escravidão. O primeiro pensador que vai retratar o Brasil em um livro.
Foi um grande mecenas (tem muito dinheiro e o investe na cultura).
1. Comprou um jornal Graça Aranha,
2. Criou uma serie (conjunto de livros, revista) Eduardo Prado (era seu amigo e tmb estudioso) uma revista que falava sobre Eduardo Prado
3. Bancou a vida de Blaise Cendrad (grande entusiasta do patrimônio histórico)
A partir de 1924 iniciou-se um movimento para criar um instituto federal para preservar o patrimônio histórico (material), este movimento foi liderado por Paulo Prado.
4. Realizou a Semana de Arte Moderna (bancou), em SP em 1922 (13 a 17/02)
Década de 20 – 1920
1. Vem da guerra, de 1914, recebe ecos da I Guerra Mundial, esta guerra traz consequentemente uma crise (crise pós guerra).
2. A mulher joga fora o espartilho, as roupas imensas, mostra as pernas, corta os cabelos. Revoluciona o vestuário. Considerada a libertação feminina. Aconteceu porque antes da Guerra Paul Poriet já tinha começado a fazer, mas não pegou, pois não era o momento, não havia um ritmo histórico. Essa revolução é de grande importância para sociedade.
3. Mostra a consolidação do movimento operário
4. Fundação do Partido Comunista – 1922
5. Ocorre também o movimento dos tenentes. Um movimento muito forte que surge de baixo para cima, os tenentes começam a ficar inconformados com a oligarquia que existia no Brasil. É um movimento contrário a política Café Com Leite.
São momentos que estimulam Paulo Prado a realizar a Semana de Arte Moderna.