Balanço Social
5.1 Contexto Atual
A consciência social das empresas vem crescendo ao longo dos anos, pressionados pela globalização e pela sociedade em geral que por sua vez estão cobrando mais ações sociais por parte do governo e do empresariado, no sentido de buscar melhorias nas condições humanas e maior igualdade social.
Hoje as empresas refletem muitos índices que afetam de forma direta a sociedade e seus componentes, porque ela vem sofrendo transformações profundas nas mais diversas áreas, as quais exigem informações confiáveis e principalmente transparência por parte das empresas para que elas possam atuar de forma mais efetiva e eficiente. A Contabilidade empresarial pode ser visualizada conforme várias abordagens, conquanto nenhuma delas seja suficientemente ampla e densa para explicitar toda a prática contábil da empresa, cada uma explicita e faz vislumbrar aspectos interessantes e peculiares. De maneira grosseira, o balanço patrimonial serve apenas para demonstrar aos seus associados se uma empresa deu lucro ou prejuízo, e também constar informações quase que intraduzíveis para a maioria da população que apenas evidencia a situação patrimonial de uma empresa.
Nesse cenário, a Contabilidade Social, ramo da contabilidade que incorpora distintos aspectos sociais, como a de recursos humanos, do meio ambiente e de caráter ético representa um desses enfoques e, no contexto atual, é um dos mais importantes. Sua principal demonstração é o Balanço Social. No Brasil, tem estado bastante em evidência, em anos mais recentes, essa abordagem contábil.
São muitos os benefícios dados pela Contabilidade Social e a ideia é fazer com que as empresas se unam a ela, para que a Contabilidade Social consiga sua efetivação e êxito. Isto é possível se a organização adotar uma gestão eminentemente participativa, envolvente e comprometida com todas as camadas que formam o sistema social e organizacional. Os empresários, neste