Teoria social
A essência metodológica do materialismo histórico é a “condição de libertação do proletariado”, ou seja, para ele ter consciência de classe precisa-se primeiramente conhecer a realidade social, e esta não se separa da atividade crítica prática do mesmo, pois ambas fazem parte da evolução da sociedade em que consiste na compreensão e análise da realidade. O materialismo histórico tornou-se uma filosofia e um instrumento da classe operária e revolucionária, em sua luta pela libertação e na sua tentativa de formar um mundo novo. No contexto dos governos totalitários os governantes investiram em uma política de legislação social, a partir disso os operários foram beneficiados por vários benefícios trabalhistas. A partir da década de 1930 e 1945 o estado que ficou responsável por implantar a consciência de classe nos trabalhadores.
No decorrer do tempo o operário percebeu que estava incluído no estado e que se podia se perceber como parte da nação. Depois disso ela passou a ter consciência crítica do que se passava no estado e que podia modificar ou lutar pela permanência dos seus direitos.
2)Com base no pensamento de Lukács discorra sobre o ser social relacionando trabalho e reprodução social.
A sociedade sempre e só poderá existir em relação com a natureza. Contudo o Ser Social é distinto do mundo natural, pois a história humana é o surgimento, desenvolvimento e desaparecimento das relações sociais, é o desenvolvimento das sociedades mais simples ás formações sociais cada vez mais complexas e desenvolvidas. O movimento de transformar a natureza a partir de uma prévia ideação é denominado por Marx e depois por Lukács de trabalho. Todo ato