091226900620

3491 palavras 14 páginas
FACULDADE ------------------

ALUNOS------

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

GUARAPUAVA-PR
2014
1 INTRODUÇÃO
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito ou lido.
Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e retomada do que foi escrito ou dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto.
Dessa forma, com o emprego de diferentes procedimentos, sejam lexicais (repetição, substituição, associação), sejam gramaticais (emprego de pronomes, conjunções, numerais, elipses), constroem-se frases, orações, períodos, que irão apresentar o contexto.
Será analisado neste trabalho dois fatores que são coerência e coesão, que constituem um contínuo comunicativo contextual caracterizado pelos fatores de textualidade.

2 DESTINGUINDO COESÃO E COERÊNCIA
Coesão é a manifestação linguística da coerência. Provém da forma como as relações lógico-semânticas do texto são expressas na superfície textual. Assim, a coesão de um texto é verificada mediante a análise de seus mecanismos lexicais e gramaticais de construção.
Coerência é responsável pelo sentido do texto, envolvendo fatores lógico-semânticos e cognitivos, já que a interpretabilidade do texto depende do conhecimento partilhado entre interlocutores.
A coerência não é independente do contexto pragmático no qual o texto esta inserido, isto é, não é independentemente de fatores, tais como, escritor/locutor, leitor/alocutário, lugar e tempo do discurso.
Coesão e coerência constituem fenômenos distintos pelo fato de:
Poder haver um sequenciamento coesivo de fatos isolados que nãotêm condição de formar um texto (a coesão não é condição nem suficiente nem necessária para formar

Relacionados