Teoria Social
Antes de iniciar a abordar a temática que pretendo desenvolver neste artigo sobre a interação da teoria social com a comunicação alguém certamente poderia objetar, afirmando que a Teoria das Representações Sociais não pertence à teoria social como se conhece tradicionalmente nas Ciências Sociais. A Teoria das Representações Sociais tal como foi desenvolvida por Moscovici (1961) se liga à Psicologia Social. Moscovici atualizou o conceito sobre as representações coletivas elaborado em 1898 por E. Durkheim. O conceito pode não parecer diretamente relacionado com as teorias das Ciências Sociais, como se concebe o pensamento social clássico. Entretanto a sua origem decorre delas, particularmente da Sociologia. O próprio autor reconhece Durkheim como seu antecessor. As noções de representações sociais tomadas nesta reflexão partem da Sociologia de Durkheim e seguem pela via da Psicologia Social desenvolvida por Moscovici.
A teoria social oferece um conjunto de possibilidades do ponto de vista teórico-metodológico que pode suscitar a reflexão, e o debate, bem como Versão preliminar de palestra apresentada no IV Interprogramas da inspirar os pesquisadores a enfrentar as novas questões contemporâneas sem que os fenômenos sejam reduzidos a uma visão simplista. Poderíamos citar inúmeros exemplos de como conceitos cunhados nas Ciências Sociais nortearam as análises e são utilizados até hoje nas Ciências da Comunicação, como é o caso da noção de indústria cultural, elaborado pelos teóricos frankfurtianos. Por outro lado, as interfaces das teorias sociais com o campo comunicacional podem aprofundar outras dimensões dos processos comunicacionais, importantes na produção cultural, e dessa forma colaborar com a constituição de novas teorias sociais.
TEORIA SOCIAIS
Tomo como marco para reflexão a passagem do modo de produção feudal para o capitalista e os problemas que nasceram com a mudança das sociedades agrárias para sociedades industriais